Rastreadores GPS

Rastreadores GPS

O que é um rastreador?

Os rastreadores para carros são equipamentos de geolocalização que, quando devidamente instalados no veículo, indicam onde os mesmos estão circulando ou estacionados. Geralmente são aparelhos pequenos que emitem sinais por meio de antenas (os modelos modernos possuem antenas internas que geram emissão de sinais amplificados).

Como funciona um rastreador?

Como dito, os rastreadores tem duas ou mais frequências de trabalho. GPS, GPRS e RF são uma delas. O sistema de rastreamento por GPRS (General Packet Radio Service) funciona de forma semelhante ao GPS, mas sua varredura para localizar um veículo é feita através das várias antenas de telefonia posicionadas nas cidades. Os rastreadores veiculares GPRS usam a tecnologia GSM (Global System for Mobile Communications),ou Sistema Global para Comunicações Móveis, para receber o sinal da rede de rastreamento e transmitir os dados da sua localização aos servidores. Dessa forma, o GPRS traça uma quadrangulação através dos sinais que são constantemente transmitidos entre as antenas, criando uma área de cobertura para localizar o rastreador veicular. A localização de cada antena serve como ponto de referência para realizar o cálculo da posição e da trajetória do veículo dentro de sua área de cobertura. A precisão da localização geográfica de um rastreador veicular GPRS também depende de fatores como intensidade e alcance do sinal emitido pelas antenas de telefonia, qualidade do rastreador e sua capacidade de transmissão de dados à central de rastreamento. Para localizar um veículo, o GPS usa uma rede composta por 24 satélites que estão na órbita terrestre. Esses satélites se comunicam entre si traçando uma triangulação e, dentro dela, é possível localizar um rastreador em qualquer lugar do planeta. Os satélites do sistema de GPS fazem cálculos muito rápidos e complexos. Eles utilizam a Linha do Equador e o Meridiano de Greenwich como pontos de referência e fazem uma varredura em uma área pré-determinada para detectar a coordenada geográfica emitida por um rastreador veicular.

Qual é o melhor rastreador que existe?

A escolha do melhor rastreador veicular vai depender muito das suas necessidades. Por exemplo: se você circula com seu carro dentro de uma área de cobertura regional (como grandes centros urbanos igual) tecnologia mais indicada será a radiofrequência, já que permite localização e rastreamento em locais fechados e é imune a boa parte das interferências. No entanto, se você circula fora da área de cobertura regional – como em viagens constantes – o mais indicado são os aparelhos que operam por sinais GPS. Hoje em dia também é possível encontrar opções sem necessidade de pagamento da mensalidade – com acompanhamento e manutenção realizada pela internet, em computadores ou celulares – opções com bloqueadores e alarmes e até mesmo opções ativadas por meio do aparelho celular. Porém muitos deles limitam um determinado período de funcionamento, como um ano de garantia.

Rastreador veicular e seguro?

Um rastreador traz a possibilidade de encontrar seu carro em qualquer lugar. Muitas seguradoras solicitam a instalação do rastreador veicular ao contratar um seguro. O rastreador de carro em alguns casos pode baratear muito o valor do seguro auto, já que oferece uma garantia maior de recuperação do veículo, fazendo com que a seguradora adquira mais confiança em um perfil que garante maiores probabilidades de recuperação.